Alerta de uso do TikTok por crianças
Permitir que as crianças usem o TikTok e outras plataformas similares de vídeos curtos em ritmo acelerado é como colocá-las em uma 'loja de doces' cheia de 'prazeres imediatos', alertou James Williams, pesquisador no Instituto de Computação da Universidade de Oxford (Inglaterra).
Segundo Williams, existe uma “preocupação crescente” em relação à maneira com que esse tipo de aplicativo está afetando o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes.
A lista de prejuízos às crianças pode incluir excesso de tempo dedicado às postagens em busca por aceitação e curtidas; danos à autoestima e autoconfiança; tendência a imitar, sem censura, comportamentos de perfis populares; e a desvalorização de atividades “off-line”, como o brincar e a conversa olho no olho com os amigos e familiares.
Por conta disso, a companhia passou a adotar medidas para deixar a rede mais segura. A plataforma agora possui um guia para envolver pais e responsáveis na tarefa de gerenciar o uso dos filhos na rede. Também é possível aos responsáveis legais vincular suas contas TikTok aos pequenos para controlar ajustes como privacidade, navegação e tempo de tela. Fique de olho!
(Fonte: Revista Crescer e site São Paulo para Crianças)