Tarefas que seu filho pode fazer sozinho

Todos nós queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia a limpar a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a ajudar nas tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.

A escola Montessori criou uma tabela de tarefas domésticas de acordo com a idade de cada criança. O cumprimento destas tarefas ajudará a criança pequena a desenvolver o seu pragmatismo, suas habilidades motoras e suas experiências sensoriais, fazendo-a se sentir útil e importante.

De 2 a 3 anos - Guardar os brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes na fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa.

De 4 a 5 anos - Arrumar a cama, colocar roupa dentro da máquina (não ligar, só colocar), guardar as próprias roupas, guardar as vasilhas de plástico, ajudar a por a mesa, limpar a poeira de alguns móveis, regar plantas, separar o lixo para reciclagem.

De 6 a 8 anos - Lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador em alguns cômodos, lavar parte do quintal, guardar as próprias roupas, pendurar roupa no varal de chão.


Post anterior Post seguinte