Cuidados com bebês que começam a engatinhar

Os bebês começam a engatinhar por volta dos oito meses – mas isso pode variar um pouco. Aos poucos, os pequenos vão adquirindo confiança e começam a levantar e apoiar em objetos para dar os primeiros passos. Por isso, é importante que os pais estejam atentos e que tomem os cuidados necessários para evitar acidentes.

 

Dicas

1.   Os pais devem manter a limpeza adequada do chão da casa, já que o bebê vai querer engatinhar por tudo. Não é indicado utilizar produtos de limpeza fortes, pois podem causar alergias. Os aparelhos eletrônicos devem ficar firmemente plugados às tomadas, e as mesmas devem ser protegidas quando não estiverem sendo usadas para evitar choques.

2.   Proteja a quina de móveis como mesas e cadeiras para evitar que o bebê bata com a cabeça;

3.   Proteja janelas com telas e escadas com portões removíveis;

4.   Não deixe o bebê sozinho em locais como cama, sofá, poltrona, trocador;

5.   Evite utilizar toalhas de mesa, já que o bebê pode puxá-la e derrubar sobre si objetos perigosos;

6.   Na cozinha, deixe os objetos perigosos (como facas, garfos, panelas grandes) fora do alcance, de preferência em armários ou prateleiras elevadas. Caso necessário, mude também o local onde ficam os produtos de limpeza;

7.   Sempre que estiver cozinhando, lembre-se de virar os cabos das panelas para o interior do fogão, e não para fora;

8.   Mantenha as grades do berço do bebê devidamente travadas. Retire também qualquer objeto que possa servir para que ele escale e saia do berço;

9.   Coloque pouca água na banheira (suficiente para cobrir as pernas do bebê) e não o deixe tomar banho sem supervisão.


Post anterior