Importância de cuidar do Meio Ambiente

Ensinar às crianças desde cedo ações sustentáveis vai ajudá-las a desenvolver, de forma mais fácil e natural, a consciência da importância de cuidar do meio ambiente. Confira algumas práticas que podemos ensinar para nossos pequenos:

Ligou, desligou - Não importa a idade da criança, esse é o tipo de estímulo que você pode fazer desde os mais novos até os mais velhos. E é simples, se ela acender a luz ao entrar no quarto, deve apagar ao sair; se ligou a TV, precisa desligar quando terminar de assistir; se abriu a porta da geladeira para pegar algo, deve fechar depois. Esse tipo de hábito é essencial para um dia a dia mais sustentável de toda a família.

Água é um bem precioso - Por muito tempo era comum para muitas pessoas ver a água como um recurso infinito. Isso mudou bastante depois da crise hídrica que atingiu parte da população brasileira e que estamos prestes a enfrentá-la novamente. Precisamos pensar duas, três vezes antes de ligar a torneira. Escovar os dentes de torneira fechada, usando um copo de água para enxaguar a boca, pode economizar muitos litros de água.

Sem desperdício - Quem nunca pegou mais comida do que iria comer e depois acabou jogando um pouco fora? Ao montar o prato da criança ou quando for ensiná-la a servir, opte sempre por porções menores. Se ficar com fome, é só servir mais um pouco, o que não pode é desperdiçar comida.


Post anterior Post seguinte